terça-feira, 28 de outubro de 2008

Astrologia na educação. Um caminho de orientação.


Sempre acreditei que o futuro depende do nosso agora e de como ele é conduzido. Ele é um grande oceano e você nunca sabe de onde pode vir à próxima onda, e para onde ela o irá levar. Ele é o resultado das nossas ações, vivenciadas a cada momento. Por isso o agora é tudo o que temos, e é com ele que devemos trabalhar. Plantar no agora, para colher nesse futuro de possibilidades.

Tudo que nasce desse plantar, traz consigo um potencial. Seja uma pessoa, um evento ou uma idéia. E este irá se revelar, a partir dos estímulos positivos e negativos que receber ao longo do seu desenvolvimento. Podemos exemplificar com a idéia da árvore. Semeada na terra para tornar-se uma árvore, o seu crescimento estará intrinsecamente ligado ao adubo que receber, as regas adequadas, a contenção das pragas, as podas e o ambiente, para que suas qualidades floresçam e possam ser oferecidas ao mundo.

Assim somos nós. Nascemos com um potencial que também necessita ser adubado e aguado, na medida certa e no tempo certo, podados sempre que necessário e, como não somos uma árvore, uma série de outros estímulos para que possamos concluir a meta para a qual nascemos. O primeiro e mais importante estímulo que recebemos provém dos nossos pais. Esse casal simpático que por vontade própria ou, das circunstâncias em que se envolveram ao ouvirem o chamado da natureza, resultou em você, em mim e em todos nós.

O nascimento de uma criança é um misto de emoções contraditórias, alegrias e preocupações. Daí vem à pergunta? Como educar e qual a medida, visto que, o que funciona com uma criança, não necessariamente irá funcionar com a outra. Como entender e descobrir as sutilezas de cada uma e, a partir desse conhecimento empreender uma educação mais assertiva. Quais as ferramentas disponíveis para isso? É importante investigar o que a sociedade moderna tem a nos oferecer. Investir na infância é investir no futuro e, portanto, em toda a sociedade.

Educar não é uma tarefa fácil, como obter o melhor desses pequenos para que se tornem grandes. E é aqui que eu apresento a velha e conhecida Astrologia. Instrumento para o auto conhecimento, pode ser de grande ajuda nessa tarefa de educar, desde que conduzida por mãos hábeis e amorosas. Na educação, a Astrologia pode atuar como uma ferramenta de orientação aos pais, para compreender melhor os seus filhos. Portanto, revela-se útil se aplicada com consciência, permitindo um estímulo aos potenciais e um empenho na superação das deficiências e limitações. Uma educação focada no respeito à expressão da individualidade e associada a consciência de que somos seres sociais, inseridos dentro de regras e acordos, gerará frutos maduros na vida adulta.

É preciso semear na terra fértil da infância um futuro melhor e mais feliz. Muitas vezes nos deparamos com situações de rebeldia e agressividade infantil, mas o que é isso se não uma resposta a um potencial que quer se expressar e ainda não encontrou o canal adequado. A natureza tem seus meios, e sempre buscará uma maneira de lançar ao mundo aquilo para o qual veio; por bem ou por mal. Você até pode achar que está dando "tudo" ao seu filho, mas o tudo que você dá, talvez não esteja de acordo com o "tudo" de que ele necessita. Qual o melhor caminho? O melhor caminho é aquele que considera os anseios do indivíduo; que respeita os seus ritmos; procura compreender as suas necessidades, e reconhece o seu direito de ser e a sua maneira de manifestar-se no mundo.

A Astrologia fornece um caminho de orientação aos pais, na educação dos seus filhos. Mas não podemos esquecer que, o entendimento só pode ocorrer na medida em que nos abrimos para compreender melhor a nós mesmos. Se cada um fizer a sua parte ampliando os seus horizontes, uma sociedade menos desajustada é uma possibilidade para o futuro. Para isso é preciso trabalhar com essa proposta, e isso requer esforço e dedicação. E vamos pensar, que melhor lugar para começar essa mudança se não no seio familiar.


Por Rosana Sidom - Astróloga e Terapeuta Vibracional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Grata pela visita. Seus comentários enriquecem este espaço.